Minhas postagens...

terça-feira, 26 de maio de 2009

Confiança.... onde está?


Por recomendação de um amigo, estou lendo o livro Jesus quer salvar os cristãos. Leitura rápida, amiga do trânsito (tenho hábito de ler ao volante, quando fico parada de manhã, hehe)... já estou quase no fim. E uma parte muito chamou minha atenção; os autores falam sobre o "vai e vem" de Israel em situação de "escravidão"; primeiro no Egito, depois da Babilônia, depois o império Romano... o modo como os eles (autores) usaram o relato de quando o povo ficou livre do cativeiro babilônico...
Quais eram então as expectativas?
em certa altura os autores falam:
"Sempre há esse perigo, não? De sermos destruídos, de nossos impérios ruírem, de clamarmos por ajuda e, quando a ajuda chega, quando tornamos a ficar de pé, quando outra vez há dinheiro em nossa conta e as coisas voltam a ser como antes, existe o perigo de... esquecermos o que acaba de acontecer (cativeiro)"

Mas esse perigo não era privilégio dos israelitas... esse perigo está aqui hoje, bem ao nosso alcance. Ano passado, ao participar do projeto de curto prazo na Irlanda, algumas coisas sairam bem fora do "planejado"; e isso fez com que momentaneamente eu focasse apenas no fato de tudo ter saído fora dos planos. Ao conversar com uma pessoa e dizer o quão desapontada eu estava por tudo ter "dado errado" essa pessoa foi simplesmente direto ao ponto:
"Você está decepcionada não pelo modo como as coisas saíram, mas pelo fato de você não ter o menor controle sobre como as coisas aconteceram. Você tem sua segurança; você sabe que ao voltar para o Brasil você terá sua casa, seu emprego e tudo o mais.. mas o que acontecerá se tudo isso lhe for tirado? Para onde vai sua segurança; sua confiança?"
Fiquei pensando alguns segundos (tá bom, acho que chegaram a ser alguns minutos) e tive que dar o braço a torcer...
Lá estava eu, com coração "disposto a servir"...desde que o planejamento fosse seguido! Caramba, essa lição foi difícil!

Mas foi importante e continua sendo importante lembrar desse episódio e lembrar que por mais que eu faça meus planos, tenha meus sonhos e etc, a minha confiança, esperança, segurança, certeza não deve ser por causa dessa variáveis que estão ao meu "alcance".. e isso não é tarefa fácil e ninguém disse que seria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário