Minhas postagens...

terça-feira, 24 de novembro de 2009

desocupando a mente


A meta para o feriado de 20/11 era muito clara e já estava definida com bastante antecedência: simplesmente parar. Veja bem, não estou falando em reduzir o ritmo, em fazer coisas mais tranquilas e tals... meu objetivo era parar. E lá fui em pro feriado.
Saí de São Paulo na madrugada de quinta para sexta, com nada de planos ou afins sobre o que iria fazer quando chegasse ao destino e durante todo o feriado prolongado...
Desprentensiosamente coloquei na mala um livro que estou planejando ler já tem alguns anos, coloquei também o kit corrida (afinal, mesmo sem planos vai que rola de correr, né?) e mais um monte de coisas que de algum modo eu já sabia que não iria utilizá-las.
Enfim, o livro em questão é O Velho e O Mar, de Ernest Hemingway. Descobri Hemingway quando estava na faculdade e tinha algum tempo livre, na mesma época em que tive contato com F. Scott Fitzgerald entre outros.
Já nem lembro mais quando comprei O Velho e O Mar, mas o fato aqui é como esse livro foi perfeito para o feriado!
Podem me chamar de louca, mas me peguei rindo sozinha em alguns trechos, bem como quase chorei em outros... fica aqui uma pérola do Velho:
"Por que será que os velhos acordam sempre tão cedo? Será para terem um dia mais comprido? Não sei - redargüiu o garoto. - O que sei é que os moços acordam sempre tarde e mal dispostos."
"...Mas é bom que não tenhamos de tentar matar a lua, o sol ou as estrelas..."
"Mas agora ainda tenho a mente bem clara. Muito clara. Tão clara quanto as estrelas. Mesmo assim preciso dormir...."
O que posso resumir do feriado??? Bem, cumpri minha meta! PAREI.
Mais??? Sobre O Velho e o Mar, a verdade é que quando acabou a leitura, o que ficou foi umo certo gostinho de "quero mais".

2 comentários:

  1. sempre me emocionam as reações à Literatura (:

    comprei esse livro num sebo de NY e está na estante para ser lido, em breve, em breve!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. "cês viram lá?!?!"
    (do outro lado do Tâmisa...)
    hehe

    ResponderExcluir